sexta-feira, 26 de dezembro de 2003

Music: Nem Um Dia
Band: Djavan

Um bom lugar para ler um livro
E o pensamento lá em você
Eu sem você não vivo
Um dia triste
Toda fragilidade incide
E o pensamento lá em você
E tudo me divide

Longe da felicidade
E todas as suas luzes
Te desejo como ao ar
És manhã na natureza das flores

Mesmo por toda a riqueza
Dos Sheiks Árabes
Não te esquecerei um dia,
Nem um dia
Espero com a força do pensamento
Recriar a luz que me trará você.
E tudo nascerá mais belo,
O verde faz do azul com o amarelo
O elo com todas as cores
Para enfeitar amores gris


Acordei escutando essa música no rádio hoje. Despertei e demorei a perceber a letra, mas com o passar dela logo percebi e até cantei parte dela. Geralmente quando escuto alguma música enquanto acordo ela fica presa na minha cabeça até o fim do dia, e dessa vez não foi diferente.

Podemos despertar coisas tão bonitas e legais com um simples pensamento despreocupado. Intenção maviosa, afetuosa, planos genuínos... Mas eis que chega o maior vilão dessas horas, o medo.

Por mais racionais que possamos ser, não podemos deixar o medo aliar-se ao racional. Enxergar a coisa em preto e branco é imprescindível para um jogador de xadrez, mas para lidar com a vida, para um ser cheio de emoções é cruel e torturador. Quero dizer, para ganhar no jogo da vida, é preciso enxergar as cores... abrir a janela... deixar a luz iluminar. Sem luz não existem cores.

Se nos dedicarmos em um pensamento, seja ele realizado ou não, certamente ele atrapalhará ou melhorará sua vida.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2003

Ontem caminhei no passado. Esculturas, artefatos antigos, crenças... É possível captar o desenvolvimento intelectual e certos valores morais. Numa época em que as mãos eram as maiores ferramentas do homem, consegui ver a inutilidade que cada vez mais nossos corpos tem adquirido. E o sentimento que brota é de uma espécie de vazio. Como resquícios evolutivos que cada vez mais tentassem deixar de ser resquícios. Lugares como esses trazem um sentimento de “vida”, e nos força reflexão.

Na tentativa de controlar tudo, tiramos cada vez o caráter individual das coisas. Maquinas...

"In the beginning God created the Heaven and the Earth
And the Earth was without form
And void and darkness was upon the face of the deep
And God said "Let there be light" and there was light
And God saw the light that it was good
And God divided the light from the darkness
And God called the light Day and the darkness he called Night
And God saw everything that he had made and behold it was good
And God created Man, and Man created Machine, and Machine, Machine created music
And Machine saw everything it had made and said "Behold"


Mesmo que sejamos capazes de produzir coisas tão diferentes umas das outras, não somos tão diferentes uns dos outros
Estava lendo esse texto, e pensei que isso fosse assim pra todos. :P

+ + +

Seduzindo Touro

Para esse signo de elemento Terra regido por Vênus, a deusa do amor e da beleza, a satisfação dos sentidos é fundamental.

A começar pelo olhar... Nunca descuide da aparência. Se quer mesmo agradar o ser de Touro, mesmo que o programa seja ficar em casa assistindo um filme no vídeo, arrume-se bem bonitinho e não esqueça nunca do perfume, pois seu olfato é sensível e exigente. Para garantir algo mais, nada como um jantar à luz de velas (se tiver lareira, melhor ainda, pois o fogo realmente o acende), com um bom vinho, sem esquecer de uma deliciosa sobremesa... Tudo tem que ser bom e bonito, nem pense em sanduíche de mortadela e cerveja quente, pois vai ser o fim. Ao sair, vista-se de acordo com a ocasião e esbanje sensualidade, você não vai se arrepender. Lembrando o sentido do tato, escolha tecidos macios, agradáveis, insinuantes. Quanto aos lugares para ir, não se preocupe em procurar o point da moda, o mais importante é o charme, o conforto e a qualidade em tudo e, é claro, boa comida. Em todas as horas, a música adequada poderá fazer milagres.

Taurinos adoram ser mimados. Gostam de carinho e gentileza, amam ser acariciados e podem retribuir-lhe à altura... Precisam de representações concretas dos sentimentos, o que inclui ganhar presentes - não fique esperando datas especiais, todo dia é um grande dia. Costumam ser econômicos, mas em geral também gostam de presentear - valorize suas manifestações de afeto, isso os deixa felizes e estimula a prosseguir. No zodíaco, são os mais fortes candidatos na eleição do "amante à moda antiga", sendo assim, flores sempre caem bem, para dar e receber. Embora tenham uma certa tendência ao convencional, também podem quebrar alguns padrões...

Há os Touros mansos, mas também os mais enfurecidos, portanto convém evitar certas coisinhas, por exemplo: se combinou algum programa ou fez algum acordo com um taurino, não mude de idéia na última hora, pois pode estar se preparando há meses. Isso lhe soa como uma traição, mas mais grave que isso, porém, é traí-lo com alguém - é possessivo e precisa da garantia de que é o "dono do pedaço", o que poderá mostrar ostensivamente se ousarem invadir seu campo.

Se você quer estabilidade, segurança e "satisfação dos sentidos" todo o dia (e puder dar conta), Touro será uma companhia adorável. Mas não lhe exija complexidades, papo cabeça e interpretaços psicanalíticos. Para o taurino tudo é muito simples,ora, ele está ali, presente... Pra que complicar?

sexta-feira, 19 de dezembro de 2003

Music: Freestate
Band: Depeche Mode

I can hear your soul crying
Listen to your spirit sighing
I can feel your desperation
Emotional deprivation

Let yourself go
Let yourself go
Let your feelings show

Picking up the conversations
Deep in your imagination
Tune in to the lonely voices
Talking of their only choices

Let yourself go
Let yourself go
Let your spirit grow

Step out of your cage and onto the stage
It's time to start playing your part
Freedom awaits
Open the gates
Open your mind
Freedom's a state

I can taste the tears falling
The bitterness that's inside you calling
Yearning for a liberation
Emotional emancipation

Let yourself go
Let yourself go
Let your senses overflow

Step out of your cage and onto the stage
It's time to start playing your part
Freedom awaits
Open the gates
Open your mind
Freedom's a state
“Oh, lonely death on lonely life! Oh, now I feel my topmost greatness lies in my topmost grief. Now then from all your furthest bounds, pour ye now in, ye bold billows of my whole foregone life, and top this one piled wave of my death!Towards thee I roll, thou all-destroying but unconquering whale; to the last I grapple with thee; from hell's heart I stab at thee; for hate's sake I spit my last breath at thee. Sink all coffins and all hearses to one common pool! and since neither can be mine, let me then row to pieces, while still chasing thee, though tied to thee, thou damned whale! Thus, I give up the spear.”

The harpoon was darted; the stricken whale flew forward; with igniting velocity the line ran through the groove; - ran foul. Ahab stooped to clear it; he did clear it; but the flying turn caught him round the neck, and silently as Turkish assassins kill their victims, Ahab was shot out of the boat before the crew knew he was gone. Next instant, the heavy anchor on the rope's final end flew out of the boat, knocked down an oarsman, and hitting the sea, disappeared in its depths.

+ + +

Tá aí. Próximo livro que vou ler.
Moby-Dick
by Herman Melville

terça-feira, 16 de dezembro de 2003

A queda

De longe todos podiam ver minhas garras. De minha boca semi-aberta, brotavam as pontas de meus caninos. Um vapor saia de minha boca, derivada da combustão de “meu” sangue, que fortalecia meus músculos. A “Monomancia”, grande duelo de líderes, estava prestes a acontecer. Um círculo de fogo, com gritos e uivos dos mais variados. Antes de entrar tive que provar parte de meu valor, e mostrei da forma mais rápida possível, dilacerando um deles. Meus olhos passavam uma frieza que contrastava com todo calor e vapor de meu corpo. Um paradoxo de corpo e espírito possível em tal nível apenas para um vampiro.

Pena ser o desafiante. As “bruxarias”, o local, os truques sujos... Todas parcialidades estavam contra mim. Rolei no fogo, mas ainda assim permanecia em pé. Para meus ancestrais e memória daqueles que me ensinaram a ser o que sou hoje fui vitorioso, apesar de gravemente ferido, não estava morto. Não contavam que essa aura majestosa fosse capaz de me dar à vitória, a vitória cantada por aqueles que me assistiam, a vitória dos olhos da verdade, a vitória refletida nos olhos daquele que não venceu realmente.

Nada vai ser capaz de diminuir tal feito. E por mais que o mundo seja governado por sangue e ambição, podemos ser maiores que nossos pesadelos. Acredite em si mesmo, pois se está até aqui meramente lendo mais uma estória, ainda será capaz de passar a moral dela.

Só desista quando cair.
Só sinta vergonha de não tentar.

Music: The Funeral Party
Band: The Cure

"heard a song
And turned away
As piece by piece
You performed your story
Noiselessly across the floor
Dancing at the funeral party"
O casulo

O grande escritor grego Nikos Kazantzakis ("Zorba, o Grego") conta que, quando criança, reparou num casulo preso a uma árvore, onde uma borboleta preparava-se para nascer. Esperou algum tempo, mas - como estava demorando muito - resolveu esquentar o casulo com seu hálito; a borboleta terminou saindo, mas suas asas ainda estavam presas, e morreu pouco tempo depois.

"Era necessária uma paciente maturação feita pelo sol, e eu não soube esperar", diz Kazantzakis. "Aquele pequeno cadáver é, até hoje, um dos maiores pesos que tenho na consciência. Mas foi ele que me fez entender o que é um verdadeiro pecado mortal: forçar as grandes leis do universo. É preciso paciência, aguardar a hora certa, e seguir com confiança o ritmo que Deus escolheu para nossa vida".
Podemos até conseguir esquecer as cicatrizes que ganhamos ao longo da vida, mas quando tiramos nossas roupas lá estão elas... algumas até voltam a doer quando lembramos delas.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2003

Uma senhora acabou de partir. Partiu sem saber quantas coisas foi capaz de me ensinar. Por piores que tenham sido as condições, ela me ajudou muito a amadurecer. Talvez um detalhe primordial para que eu não me formasse um ser egoísta e menor. Ainda assim sentirei a falta de sua presença, mesmo que distante.

Refleti bastante sobre as coisas esses dias. Acompanhamos a morte dia após dia de semelhantes, sem dar quase atenção. Varias coisas vieram e passaram pela minha cabeça. E para que tudo continue em seu curso natural, sinto que devo deixar essas coisas passarem e dar lugar a outras.

"Everybody needs somebody"


+ + +

"Nós olhamos a maldade nos outros, porque conhecemos a maldade através de nosso comportamento. Nós nunca perdoamos aqueles que nos ferem, porque achamos que jamais seríamos perdoados. Nós dizemos a verdade dolorosa ao próximo, porque a queremos esconder de nós mesmos. Nós mostramos nossa força, para que ninguém possa ver nossa fragilidade. "
- Okakura Kakuso (Escritor japonês de um livro que aborda a cerimônia do chá)

"Por isso, sempre que estiver julgando o seu irmão, tenha consciência de que é você quem está no tribunal."

segunda-feira, 8 de dezembro de 2003

Música: Se...
Cantor: Djavan

Você disse que não sabe se não
Mas também não tem certeza que sim
Quer saber?
Quando é assim
Deixa vir do coração
Você sabe que eu só penso em você
Você diz só que vive pensando em mim
Pode ser
Se é assim
Você tem que largar a mão do não
Soltar essa louca, arder de paixão
Não há como doer pra decidir
Só dizer sim ou não
Mas você adora um se...

Eu levo a sério mas você disfarça
Você me diz à beça e eu nessa de horror
E me remete ao frio que vem lá do sul
Insiste em zero a zero e eu quero um a um
Sei lá o que te dá, não quer meu calor
São Jorge por favor me empresta o dragão
Mais fácil aprender japonês em braile
Do que você decidir se dá ou não.

terça-feira, 2 de dezembro de 2003

"Que solidão é mais solitária que a desconfiança?"
- George Eliot (Mary Ann Evans)
Estava escutando músicas, para variar, e esbarrei com essa. Com certeza ela está servindo como inspiração para esse momento na minha vida. Entrei em contato com muitas verdades... infelizmente sórdidas, sujas. Uma fase em que estou aparentemente forte, mas interiormente sensível. Minha família balançou e muitas vezes eu consegui ser o pilar de todos. Mas se fosse apenas o teto de uma casa tudo seria mais fácil... A vida é nosso maior inimigo. Lutamos contra ela a todo momento, e mesmo se vencidos paulatinamente podemos ter grandes vitórias. A única certeza que temos quando nascemos e de que vamos morrer. Sabemos que daqui não levaremos nada, nem sequer um grão de areia... Alguns vão usar isso como desculpa para suas irresponsabilidades ou escolhas erradas.

Vou lutar contra cada decepção. Tentando transformá-la em combustível para continuar no caminho certo. O caminho do meio. O caminho do "não-exagero".

+ + +

Song: Daylight 
Band: Coldplay

To my surprise, and my delight
I saw sunrise, I saw sunlight
I am nothing in the dark
And the clouds burst to show daylight

Ooh and the sun will shine
Yeah on this heart of mine
Ooh and I realise
Who cannot live without
Ooh come apart without
It
On a hill top, on a sky-rise
Like a first born child
At full tilt, and in full flight
Defeat darkness, breaking daylight

Ooh and the sun will shine
Yeah on this heart of mine
Ooh and I realise
Who cannot live without
Ooh come apart without
Daylight

Slowly breaking through the daylight (x22 to fade)