quarta-feira, 6 de agosto de 2003

Deixamos as vezes tantas coisas passarem por nós, sem sequer dar uma chance. Somos fúteis ao ponto de ficar chateados por alguém não nos olhar, mas fazemos isso a toda instante. Esbarrei recentemente com muitas oportunidades que joguei fora, e não parei de pensar sobre como teria sido. E isso me fez enxergar um mundo de coisas abandonadas, um cemitério de relíquias com brilho e saudosismo.

Pequenas atitudes mudam o curso de uma vida inteira, a todo instante. Comecei a sentir certo arrependimento e senti-me mesquinho e frio.

Um conceito do "Bushido" muito importante, é fazer algo como se fosse a última vez que estivesse fazendo. Ir para uma batalha como se fosse a última. Escrever uma carta como se fosse a última. Quando abraçar, abraçar esse alguém como se fosse o último abraço. Isso faz o guerreiro viver mais. Isso faz ele aproveitar mais todos aspectos da vida.

Como ser um guerreiro sem agir dessa forma?

*- O Bushido, que pode ser literalmente traduzido como "Caminho do Guerreiro", surgiu no Japão entre as Eras Heian e Tokugawa (séculos IX - XII). Ele foi um código de ética e um meio de vida para os samurai, uma classe de guerreiros similar aos cavaleiros medievais da Europa. O Bushido dava ênfase à lealdade, auto sacrifício, justiça, bom senso, modos refinados, pureza, modéstia, sobriedade, espírito marcial, honra e afeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário